A Sushi está no Canil Municipal de Almada e vai ser abatida amanhã, apesar de todos os esforços feitos. [VER AQUI]. Que tristeza e que angústia sentirmo-nos impotentes para ajudar no que quer que seja nesta Vida!! O PARLAMENTO OU O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DEVERIAM PROPOR JÁ UMA LEI OU UM DECRETO-LEI SOBRE ESTA MATÉRIA. Deixo aqui o meu contributo (feito em cinco minutos) para começarem a trabalhar no respectivo anteprojecto:
Artigo 1.º - É proibido o abate de animais de estimação.
Artigo 2.º - É proibido o abandono de animais de estimação.
Artigo 3.º - É proibida a não assistência a animais de estimação atropelados ou feridos.
Artigo 4.º - Todos os animais de estimação são registados em base de dados a gerir pelo Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, a criar nos termos de decreto regulamentar.
Artigo 5.º - Os animais de estimação nascidos em canis ou encontrados sem dono são registados na Junta de Freguesia da área onde foram encontrados, que é considerada proprietária para efeitos do registo a que se refere o artigo anterior.
Artigo 6.º - São considerados animais de estimação todos os cães, gatos, cavalos, burros, aves, roedores e demais animais que sejam adquiridos ou adoptados enquanto tal e não sejam destinados a consumo alimentar.
Artigo 7.º - A violação do disposto nos artigos 1.º, 2.º e 3.º da presente lei constitui crime, nos termos do Código Penal.
Artigo 8.º - A violação do disposto nos artigos 4.º e 5.º da presente lei constitui contra-ordenação muito grave.
12 comentários:
Olá Kuka! Isto é que é dinâmica! Eu também acho que há imenso para fazer. Concerteza que as leis terão que mudar. E a "evolução humana", ou educação, também... Espero de alguma forma conseguir ir dando pequenas contribuições para isso... Desde que se vão dando passos, sólidos e coerentes, o mundo há-de evoluir...
Mando-te um link de uma notícia espanhola que deves gostar de conhecer:
http://www.elmundo.es/elmundo/2007/06/03/madrid/1180873729.html?a=39270adac1b8240f9638a43639c200c9
Vou ver...
JÁ VI!!! ESPECTÁCULO, VAN DOG!!!
PASSO A REPRODUZIR O QUE ME ENVIASTE!! RAUF!!!
«LES DEJÓ SOLOS DURANTE DOS MESES EN EL PASEO DE LAS DELICIAS
Condenada a 15 días de arresto domiciliario tras no pagar una multa por abandonar perros
MADRID.- El Juzgado de Instrucción número 41 de Madrid ha condenado a 15 días de "localización permanente" (arresto domiciliario) a una mujer que no ha pagado la multa de 360 euros que le impuso en febrero pasado por dejar abandonados dos perros durante más de dos meses, en un piso del paseo de las Delicias de Madrid.
Según informó la asociación de protección de animales El Refugio, que fue la que denunció el abandono de los dos perros, Guille y Mafalda, actualmente adoptados por otras personas, ésta es "la primera vez que una persona es condenada a un arresto domiciliario por haber abandonado unos perros y se hace público".
"Muy despacio, pero vamos avanzando", asegura el presidente de El Refugio, Nacho Paunero, que animó desde esta organización sin ánimo de lucro, inmersa en más de 70 procedimientos penales, civiles y administrativos por maltrato, "a denunciar los miles de casos de animales que viven encerrados hacinados y en deplorables condiciones".
Guille es un setter irlandés macho, de aproximadamente 11 meses y de color fuego, y Mafalda es una hembra de raza Pointer, de aproximadamente diez meses de edad, color marrón y blanco.»
Muito bem!... Muito bem! Apoiado!
(como dizem os senhores deputados do parlamento)
HI HI HI!!!!
Boa! Merece mesmo ficar trancada em casa por ter posto os cães na rua... o que é isto, está doida!!!
Pensando bem... castigo melhor era ser obrigada a ficar na RUA no paseo de las Delicias de Madrid, para toda a gente a ver!!!
Apoio o manifesto legislativo e sinto-me feliz por ver que os espanhóis já estão a avançar em matérias que no nosso país face à divulgação de ocorrências, já deveriam estar legisladas e com mão dura. Muito se fala dos abandonos e outras coisas, mas o engraçado é que se um cão morder uma pessoa é notícia de abertura de qualquer telejornal, mesmo que o cão até tenha sido provocado, mas abandono de animais só tem uma nota relevante na altura das férias. Deve ser por causa da quantidade.
Vocês malta são do melhor! Kuka, está excelente!
Os Espanhóis estão de parabéns!!
Parabéns Kuka! A tua Dona é uma "Doutora em Leis"! Legislação desta ordem e respectiva aplicação criteriosa fazem muita falta há muito tempo. De outra maneira a Humanidade continuará a olhar para si e a envergonhar-se!:(
MUITOS PARABÉNS!
Espero que o que se passa em Espanha se fizesse também em Portugal!!!
Infelizmente, não conheço quem possa ajudar a Sushi...
Sushi... O nome é sugestivo. Ao pé do canil existe algum restaurante japonês?
Um artigo a acrescentar: as autoridades deveriam colaborar em caso de roubo de cães (não sei como se traduz em artigo).
Quando as cadelas foram roubadas do quintal necessitei de ir três vezes à GNR para aceitarem a queixa de roubo, arquivaram ao fim de um mês, não foi encaminhado nenhum comunicado aos canis (só pelas associações) e quando um elemento da PJ que conheci soube que em Espanha apanharam um homem que confessou ter roubado cães de portugal, nada fizeram.
:(((
Auf
Chip
Enviar um comentário